Cruz de Celas, Coimbra (Diagnóstico)
O projecto de construção de um empreendimento imobiliário na área de Cruz de Celas, Freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra, nomeadamente na área de protecção do Convento de Celas, classificado como Monumento Nacional, implicou a realização de sondagens arqueológicas prévias na área de implantação do edifício nascente.
Assim, a realização de sondagens de diagnóstico pela ERA-Arqueologia teve como objectivo genérico a recolha de dados que permitissem programar uma correcta e fundamentada minimização de impactes sobre o património decorrentes da implementação do projecto.
Neste sentido foram realizadas quatro sondagens/poço na área de implantação do edifício e, posteriormente, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos, duas sondagens na zona frontal da fonte existente nas imediações do edifício a construir, procedendo-se também à sua limpeza.
Face aos resultados obtidos não se verificou qualquer impedimento à construção do edifício nascente. Em conclusão, preconizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as movimentações de terras a realizar no âmbito da empreitada, assim como o desmonte acompanhado da fonte por forma a esclarecer questões relacionadas com o seu modo de construção e também das relações desta com as restantes estruturas a ela adossadas.