Largo dos Lóios, Freguesia de Santiago, Lisboa - 2ª Intervenção
Nos dias 21 e 22 de Outubro de 2002, a ERA-Arqueologia realizou trabalhos de acompanhamento arqueológico no edifício sito no Largo dos Lóios, nº2, freguesia de Santiago, na área protegida do Castelo de S.Jorge, no centro histórico de Lisboa.
Este edifício já havia sido sujeito a trabalhos de índole arqueológica, entre 27 de Novembro e 10 de Dezembro de 2001. Não se identificaram contextos de ocupação anterior à edificação do actual edifício, à excepção de uma calçada que poderia estar relacionada com o antigo arruamento medieval/moderno conhecido por Rua da Amargura e de uma estrutura com friso em azulejos.
O projecto de reestruturação arquitectónica pertenceu a Bacalhau, Nunes & Lopes Lda. e implicou o desmonte de estruturas anteriores ao imóvel e respectiva afectação do subsolo.
Quando o arqueólogo responsável chegou ao local de obra, já se havia processado a remoção de pavimentos e níveis de terreno superficiais/antrópicos. Desta forma, foi apenas possível proceder ao desenho do reservatório de água existente no local, não se tendo realizado qualquer tipo de acompanhamento arqueológico.