Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Vale de Barrancas 2
Os labores arqueológicos de escavação manual efetuados no sítio Vale de Barrancas 2 (Beringel) decorreram, entre os dias 22 e 26 de Agosto de 2011, no contexto do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C).
Na sequência da deteção de uma via, durante o acompanhamento arqueológico da decapagem da camada vegetal, foram executadas as seguintes ações de minimização de impacte: 1 sondagem de diagnóstico (num total de 5 m2) utilizando meios mecânicos; limpeza e registo da via, numa área total de cerca de 95 m2.
A via pode ser interpretada como um caminho rural que faria a ligação a uma quinta/herdade, ou ser mesmo a antiga ligação de Beringel a Mombeja utilizada em época Moderna/Contemporânea. A intervenção realizada não nos permitiu aferir uma datação específica, o que se justifica pela ausência de contextos arqueológicos preservados.
Após a realização do diagnóstico arqueológico, onde se efetuou a limpeza e uma sondagem de diagnóstico no local em questão, e não tendo sido identificados contextos arqueológicos preservados para além da via, foi proposta a continuação dos trabalhos inerentes à obra, com o respetivo acompanhamento arqueológico permanente.