Avenida Marginal de Ponta Delgada (EIA)
No âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelo alargamento da Avenida Marginal de Ponta Delgada, a ERA-Arqueologia efectuou trabalhos de inventariação do património arqueológico e arquitectónico.
Os objectivos foram, por um lado, a realização de um trabalho de identificação geral, localização e inventariação relativa aos elementos de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial construído conhecidos para a área de estudo; por outro lado, a elaboração de um parecer técnico em que, face aos resultados obtidos, seriam apontados eventuais impactos e indicadas medidas minimizadoras dos mesmos.
Os trabalhos de levantamento bibliográfico/documental e de prospecção não permitiram identificar quaisquer vestígios de elementos patrimoniais significativos. No entanto, foram identificados dois elementos de interesse patrimonial: uma fonte datada de 1877, na área limítrofe na área de Parqueamento Provisório/Reconversão Urbana/Parqueamento, e uma estrutura com dois arcos na sua base, na única área terrestre, localizada no fim do troço.
Assim, tendo em conta a realidade encontrada (área costeira) e a ausência de dados bibliográficos/documentais, só se considerou pertinente o acompanhamento arqueológico no final do troço, junto aos edifícios e estrutura em ruína.