Rua de São Julião, 45-57, Lisboa
A Rua de São Julião corresponde a uma das artérias da chamada “Baixa Pombalina”. A área foi reconstruída após o terramoto de 1755 que provocou alterações na malha urbana da cidade, tendo então desaparecido a Rua Nova dos Ferros e surgindo, no mesmo espaço, esta artéria.
O imóvel situa-se numa área de elevada sensibilidade arqueológica, atestado por diversas intervenções arqueológicas realizadas na área envolvente, assumido particular relevo os vestígios romanos e do período pré-pombalino.
Os trabalhos realizados pela ERA no edifício localizado nas Ruas de S. Julião 47-57 e na Rua do Comércio, em Lisboa, adjudicados pela Hotéis Trébol, entidade dona da obra de remodelação, ocorreram Junho de 2004. O objetivo desta intervenção foi realizar, previamente à implementação do projecto de reabilitação do imóvel, um diagnóstico arqueológico ao local, contribuindo para a tomada de decisões por parte da tutela e do promotor da obra e assegurando uma caracterização preliminar dos elementos pré-existentes.
Para além de sondagens abertas no local de implantação de 12 sapatas abertas (8 objecto de acompanhamento permanente, as restantes 4 já se encontravam abertas aquando do início dos trabalhos pela equipa da ERA), levou-se a cabo uma sondagem de reconhecimento, no sentido de se avaliar a estratigrafia do sítio. Os trabalhos arqueológicos efectuados vieram confirmar a existência de vestígios pombalinos e pré-pombalinos.