Largo da Nossa Senhora da Guia, Ferrel, Peniche
Os trabalhos arqueológicos efectuados num imóvel situado no Largo Nossa Senhora da Guia, em Ferrel, Peniche, decorreram de 19 a 21 de Maio de 2009. Enquadraram-se no âmbito de um projecto de remodelação do edifício, visando a minimização de impactes sobre eventuais vestígios patrimoniais, uma vez que o mesmo se encontra localizado na ZEP da Igreja da Nossa Senhora da Guia.
Para a avaliação do potencial arqueológico, executaram-se duas sondagens de diagnóstico, implantadas na área de afectação da obra (no interior do edifício, junto às paredes, com incidência das sapatas). O objectivo foi obter uma amostra significativa da estratigrafia arqueológica do local, caracterizar o valor científico e patrimonial de eventuais vestígios arqueológicos e elaborar um parecer técnico sobre as medidas de minimização a aplicar.
A intervenção revelou estruturas possivelmente relacionadas com uma antiga necrópole cristã, podendo tratar-se sepulturas, devido à sua orientação Norte/Sul e proximidade com a Igreja da Nossa Senhora da Guia. Contudo, os dados registados em corte não permitiram aferir tal confirmação. Já os níveis de areias sucedentes a estas estruturas apresentaram fragmentos de cerâmica comum e vidrada que indiciaram cronologias medievais/modernas.
Efectuados todos os trabalhos com remoção de terras no subsolo, e não se prevendo afectação das estruturas registadas, não se preconizaram medidas de minimização. Porém, salientámos a necessidade de efectuar trabalhos arqueológicos em futuros trabalhos de construção civil a ocorrer nas áreas intervencionadas.