Bairro da Graça (R. Natália Correia), Lisboa
Em Janeiro de 2000, a ERA realizou o estudo de Avaliação do Impacte Patrimonial do Edifício Habitacional e do Edifício Polidesportivo a construir entre a Rua Natália Correia e Rua Josefa de Óbidos, no Bairro da Graça, Lisboa. Esta acção deveria integrar um quadro com referências do património arqueológico e arquitectónico abrangido pela obra e perspectivar o impacte provocado pela sua construção e exploração.
Perante a necessidade de realizar um levantamento rigoroso do património arqueológico e construído, a ERA-Arqueologia efectuou, por um lado, um trabalho de identificação, descrição, localização, classificação e inventariação relativo aos elementos de interesse arqueológico e patrimonial conhecidos para a área de estudo e, por outro, um parecer técnico com a indicação de eventuais impactos e de medidas minimizadoras dos mesmos.
O trabalho de levantamento do Património Arqueológico e Arquitectónico permitiu obter um conhecimento relativo do património edificado nesta zona específica de Lisboa, podendo caracterizá-la pelo seu desenvolvimento urbano do século XIX, estendendo-se ao início do século XX.
Após o reconhecimento do local e respectiva pesquisa bibliográfica constatou-se a inexistência de elementos patrimoniais relevantes, não se prevendo impactes negativos no desenvolvimento da obra. Porém, o facto de esta área ser uma zona de nível 2 da Carta de Património de Lisboa, obrigou à realização de sondagens arqueológicas no espaço a intervir, bem como ao acompanhamento de obra por um técnico habilitado, de modo a minimizar os possíveis impactes negativos sobre os terrenos a afectar.