Resultados da pesquisa por "Infraestruturas Ferroviárias"
Metropolitano de Lisboa - Troço Rato-Alcântara
O estudo realizado pela ERA teve como finalidade a Avaliação do Impacte Ambiental da construção do prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa.
Campo 24 de Agosto (Metro do Porto)
A intervenção enquadrou-se numa perspectiva de arqueologia preventiva no âmbito dos trabalhos de construção da Estação do Campo 24 de Agosto, referente à Linha C do Metro do Porto.
Estação de Odivelas - Metropolitano de Lisboa
As prospecções efectuadas tiveram como objectivo a detecção e posterior inventariação e avaliação de eventuais vestígios de património arqueológico e construído.
Linha do Norte - Lanço Setil-Vale de Santarém
Este trabalhos consistiram na realização de prospecções arqueológicas enquadradas no âmbito do Projecto de Execução da Modernização da Linha do Norte.
Ligação Ferroviária de Alta Velocidade - Lisboa e Porto, troço Alenquer – Pombal
Estes trabalhos de inventário e relocalização do património surgiram no âmbito do Estudo Impacte Ambiental (Estudo Prévio) para a área a ser afectada pela Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Lisboa e Porto.
Rede Ferroviária de Alta Velocidade, Troço Montemor-o-Novo/Évora
Estas acções incluíram uma fase prévia de pesquisa bibliográfica e documental, uma segunda fase de prospecções arqueológicas e, finalmente, a elaboração de um parecer técnico com o inventário e avaliação patrimonial, avaliação de impactes e proposta de medidas de minimização.
Linha do Norte – Subtroço 3.2 (Quintans/Ovar), apeadeiros de Canelas e Salreu
O acompanhamento arqueológico enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras de construção deste empreendimento, tendo o grosso da intervenção decorrido até 28 de Dezembro de 2006.
Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional, Coina
O acompanhamento arqueológico da empreitada de construção da Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional teve como objectivos a não afectação dos vestígios observados, a identificação de eventuais novos vestígios arqueológicos e a aplicação de medidas de mitigação.
Ligação Ferroviária de Alta Velocidade, troço Alenquer (Ota) – Pombal
Foram realizados trabalhos de pesquisa bibliográfica e documental e, em fase posterior, trabalhos de relocalização de sítios, prospecção selectiva nos troços com alternativa e trabalhos de prospecção sistemática nos troço sem alternativa, em ambos os casos, num corredor com a largura de 400 metros.
Metropolitano de Lisboa, Prolongamento da Linha Vermelha
A grande duração deste trabalho, por um período superior a 3 anos, verificou-se face à extensão deste projecto e à multiplicidade de frentes de obra que o integram, que apresentaram diferentes e distintas fases de progressão.
Linha do Alentejo – Troço Bombel/Vidigal/Vendas Novas/Casa Branca/Évora
A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da empreitada de modernização da Linha do Alentejo.
Avenida Sanches Miranda, Évora
O acompanhamento arqueológico concretizou-se durante a abertura de valas para a colocação de infraestruras de telecomunicações, procedendo-se à observação dos sedimentos escavados e dos cortes para a eventual detecção de vestígios arqueológicos.
Estação do Areeiro, Linha Verde do Metropolitano de Lisboa
Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito da Empreitada de Ampliação e Remodelação da Estação do Areeiro foram adjudicados à ERA pela da Hagen SA no ano de 2009 e prolongaram-se de forma periódica até 2012.
Estações Amadora-Este e Reboleira, Linha Azul do Metropolitano de Lisboa
Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico das diferentes frentes de obra integradas na Empreitada de Concepção/Construção dos Toscos do Prolongamento entre a Estação Amadora-Este e a Estação da Reboleira, da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa.
Prolongamento da Linha Azul – Amadora Este-Reboleira
Os vestígios patrimoniais/arqueológicos identificados ao longo desta empreitada resumem-se a um conjunto de achados pontuais, de estruturas em alvenaria de pedra seca, aos quais não se associavam elementos artefactuais que permitissem a sua melhor caracterização e aferição cronológica.
Estação Colégio Militar/Luz da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa
Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito da Execução de Intervenções para a Garantia de Acessibilidades a Pessoas de Mobilidade Reduzida e Tratamento de Patologias da Estação Colégio Militar/Luz da Linha Azul do Metropolitano de Lisboa.