Metropolitano de Lisboa - Troço Rato-Alcântara
O estudo realizado pela ERA em 1999 teve como finalidade a Avaliação do Impacte Ambiental da construção do prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa (ML), mais concretamente do troço compreendido entre o Rato e Alcântara.
Perante a necessidade de um levantamento rigoroso do património arqueológico e construído, definiu-se como objectivo, em primeiro lugar, a realização de um trabalho de identificação, descrição, localização, classificação e inventariação relativo aos elementos de interesse arqueológico e patrimonial construído, conhecidos para a área de estudo. Em segundo lugar, visou-se a elaboração de um parecer técnico, com a indicação de eventuais impactos e de medidas minimizadoras dos mesmos.
A estratégia deste trabalho baseou-se na concretização de três etapas: 1) levantamento bibliográfico do património potencialmente afectado; 2) criação de uma base de dados para a gestão dos dados recolhidos; 3) elaboração de um relatório com a Classificação do Valor Patrimonial de cada sítio, com o Valor de Afectação da obra por sítio e com as respectivas medidas de minimização.
O trabalho de levantamento do Património Arqueológico e Arquitectónico existente no traçado da linha do ML permitiu conhecer um vasto património edificado nesta zona específica da cidade de Lisboa.