Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Chão de Lamas

A intervenção arqueológica no sítio de Chão de Lamas enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras da Subconcessão do Pinhal Interior – Lote 2 – Avelar/Condeixa, no concelho de Miranda do Corvo, freguesia de Lamas.

No dia 1 de Março de 2011, no âmbito do acompanhamento arqueológico desta empreitada, foram identificados vestígios de carácter arqueológico correspondentes a uma camada de coloração castanho enegrecida na qual foram identificados fragmentos de cerâmica Pré-histórica, enquadrável no Neolítico.

Como tal, foi sugerida uma campanha arqueológica de diagnóstico com o intuito de averiguar a efectiva existência de contextos preservados. Sugeriu-se inicialmente a realização de uma decapagem mecânica até aos contexto preservados, assim como a execução de uma sondagem de diagnóstico de forma a aferir o potencial arqueológico do sítio.

Uma vez que a decapagem mecânica prévia à realização da sondagem manual revelou a existência de contextos secundários provocados pela existência de uma antiga linha de água, foi decidido, em conjunto com a tutela, a realização de uma sondagem mecânica de 10 metros quadrados, substituindo a necessidade da realização de uma sondagem manual.

Os trabalhos realizados revelaram a inexistência de contextos arqueológicos preservados, uma vez que a mancha de concentração de materiais identificada no decorrer do acompanhamento arqueológico correspondia à formação de uma acumulação sedimentar correspondente ao nível freático de uma linha de água.

 

Cofinanciado por: