Resultados da pesquisa por "Coimbra"
Complexo Arqueológico dos Perdigões
Classificado como Monumento Nacional, os Perdigões são um grande complexo arqueológico, abrangendo uma área de cerca de 20 ha, cuja fundação remonta ao Neolítico Médio.
Cruz de Celas, Coimbra
Estes trabalhos arqueológicos realizaram-se numa das áreas de estacionamento do empreendimento Celas Studio Residence, localizado na zona de protecção da DGCP do Mosteiro de Santa Cruz de de Celas, classificado como Monumento Nacional.
Portugal dos Pequenitos, Coimbra
Os trabalhos arqueológicos foram enquadrados numa perspectiva de diagnóstico prévio a obras de requalificação e ampliação do recinto do Portugal dos Pequenitos.
Rua da Infantaria, Coimbra
Foi realizado o acompanhamento arqueológico presencial com afectação à totalidade da obra, durante todas as fases de movimentação de terras, abertura de valas, travessias, e caixas para a inclusão de infraestruturas de comunicações
Ponte Europa, Rio Mondego (Coimbra)
A ERA Arqueologia realizou um diagnóstico arqueológico na área de construção do projecto da Ponte Europa, na margem esquerda do rio Mondego (Coimbra).
EN 235, variante Oliveira do Bairro/Sangalhos
A ERA-Arqueologia foi contratada para realizar um Estudo de Impacte Patrimonial (Património Arqueológico e Construído) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do troço da EN 235, variante Oliveira do Bairro/Sangalhos.
A14 Variante EN234 - Pinhal Novo
Estes trabalhos arqueológicos enquadraram-se nas acções de minimização de impactes sobre o património arqueológico do empreendimento da A14.
A14 Variante EN234 - Várzea 3
As escavações arqueológicas no sítio da Várzea 3 decorreram da identificação de vestígios durante os trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra de ligação à EN 234-1 da A 14.
Barros 3 - Portunhos, Cantanhede
Os objectivos destes trabalhos passavam por determinar o grau de preservação e a caracterização e a avaliação do valor científico e patrimonial dos vestígios arqueológicos deste sítio, bem como a definição dos limites espaciais da ocupação Paleolítica neste local.
Pedreira do Areeiro da Guia
Estes trabalhos surgiram no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira do Areeiro da Guia, concelho de Pombal, visando proceder a uma avaliação do impacte provocado pela mesma no que se refere a património construído e arqueológico.
Cruz de Celas, Coimbra (Diagnóstico)
A realização de sondagens de diagnóstico teve como objectivo a recolha de dados que permitissem programar a minimização de impactes sobre o património decorrentes da implementação do projecto de construção de um empreendimento imobiliário.
Cruz de Celas, Coimbra (Acompanhamento)
Durante estes trabalhos de acompanhamento foram cumpridas as medidas de minimização propostas após as duas intervenções arqueológicas realizadas no local (sondagens de diagnóstico e escavação em área).
Lote 2 do IC3 – Avelar Norte/Condeixa, sítio de Ribeiro das Aradas
Os trabalhos arqueológicos realizados no sítio de Ribeiro das Aradas enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais das obras da subconcessão do Pinhal Interior.
Sítio de S. Simão, Capela de Nossa Senhora da Graça, Penela
No âmbito de um parecer do IGESPAR para a construção de uma moradia unifamiliar junto à Capela de Nossa Senhora da Graça, no concelho de Penela, a ERA realizou trabalhos de avaliação patrimonial no sítio de S. Simão.
São Simão, Penela (2ª intervenção)
Esta intervenção representou uma nova fase de trabalhos em São Simão, consistindo na realização de duas sondagens, no corte NO, com o objectivo de compreender o impacte da obra sobre o património existente.
Sítio da Amoreira, São Martinho de Árvore, Coimbra
As sondagens arqueológicas realizadas no âmbito do empreendimento (em projecto) da construção de um Centro Cultural no sítio da Amoreira foram adjudicadas pela Câmara Municipal de Coimbra.
Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho
Os trabalhos de diagnóstico de conservação e restauro realizados no âmbito do projecto “Recuperação da Igreja de Santo António” foram adjudicados à ERA pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.
Ruas Sousa Refoios e Infantaria, Coimbra
Efetuou-se o acompanhamento arqueológico da abertura de 76 metros de vala e três caixas para instalação de infraestruturas de comunicações da Portugal Telecom.
Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Senhora da Alegria 2
Neste local, haviam sido identificados, durante o acompanhamento arqueológico da empreitada, vestígios correspondentes a uma mancha de material de época provavelmente Neolítica.
Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Abrigo do Inferno
No âmbito do acompanhamento arqueológico das obras, haviam sido identificados neste local vestígios de carácter arqueológico, tratando-se de dois pequenos abrigos formados pela erosão lateral diferenciada do substrato arenítico.
Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Chão de Lamas
Verificou-se a inexistência de contextos arqueológicos preservados, uma vez que a mancha de materiais identificada no decorrer do acompanhamento arqueológico correspondia à formação de uma acumulação sedimentar correspondente ao nível freático de uma linha de água.
Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Lamas
Foram escavadas e registadas duas estruturas negativas escavadas no substrato estéril de funcionalidade desconhecida. A primeira, pela sua forma oval alongada, poderia sugerir uma estrutura funerária, porém, não foram identificados vestígios a corroborarem esta hipótese.
Igreja de Santo António, Montemor-o-Velho
Os trabalhos de escavação e exumação do material osteológico identificado no âmbito da empreitada de reabilitação da Igreja de Santo António puseram a descoberto uma fracção da necrópole aí estabelecida.