Barros 3 - Portunhos, Cantanhede

O sítio de Barros 3 localiza-se na freguesia de Portunhos, município de Cantanhede, sobre a vertente direita do vale da Ribeira de Ançã. Foi localizado no decurso do acompanhamento arqueológico da construção da auto-estrada A14, variante EN 234-1, pela arqueóloga Dra. Liliana Gonçalves Pereira, sendo identificados artefactos líticos em sílex à superfície, considerados cronologicamente como “Pré-história – indeterminado”.

A ERA-Arqueologia realizou trabalhos de escavação neste sítio entre os dias 9 e 12 de Julho de 2002, numa primeira fase, e entre os dias 19 e 23 de Agosto, numa segunda fase. Os objectivos passavam por determinar o grau de preservação e a caracterização e a avaliação do valor científico e patrimonial dos vestígios arqueológicos deste sítio, bem como a definição dos limites espaciais da ocupação Paleolítica neste local.

Como resultado da intervenção depreendeu-se que a área com potencialidades do ponto de vista arqueológico coincidia com os depósitos arenosos de origem aluvial, em cuja formação se encontravam depósitos detríticos de maior calibre e formando canais onde poderiam encontrar-se achados líticos em maior concentração, ainda que em situação secundária. Estes depósitos aluviais, na área afectada, foram parcialmente destruídos antes da paralisação da obra por uma decapagem de aproximadamente 60 cm, o que reduziu a área potencialmente conservada a cerca de 70 m2 dentro dos limites da expropriação.

Considerando que o conjunto do espólio se encontrava em situação de deposição secundária e que os trabalhos a realizar não implicariam destruição (o estradão paralelo à estrada seria construído sobre aterro e a regularização do talude não implicaria um avanço na afectação do sítio), o parecer técnico da ERA foi favorável à continuação da obra.

 

Cofinanciado por: