EN 235, variante Oliveira do Bairro/Sangalhos
A ERA-Arqueologia foi contratada para realizar um Estudo de Impacte Patrimonial (Património Arqueológico e Construído) no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental do troço da EN 235, variante Oliveira do Bairro/Sangalhos.
O conhecimento histórico sobre esta região resumia-se à hipótese de existir uma via romana (estrada que une Olisipo e Bracara) supostamente percorrendo uma das encostas do vale do rio Certima e atravessando a freguesia de Sangalhos. Segundo alguns autores, esta estrada seria usada no período medieval e pode ter servido como incentivo à concentração das populações durante a Idade Média e à concessão de cartas de foral.
O Estudo de Impacte Patrimonial consistiu em identificar, descrever, localizar, classificar e inventariar os elementos com interesse arqueológico e patrimonial construído, conhecidos para a área da obra, incluindo detectar, por prospecção sistemática no terreno, elementos inéditos num corredor correspondente ao traçado da via a construir. Para além disso, elaborar um parecer técnico relativo aos resultados obtidos no campo, apresentando os impactes e indicando as medidas minimizadoras dos mesmos.
Os trabalhos de prospecção de campo não detectaram sítios com interesse patrimonial e arqueológico. Apesar deste facto, convém destacar que a má visibilidade da superfície do solo, em grande parte da área do traçado, condicionou fortemente o parecer técnico da ERA. A impossibilidade de observar e recolher vestígios materiais da ocupação humana no passado foi uma realidade quase constante durante os trabalhos de campo, devendo ser tomada em consideração nas medidas de minimização.
As medidas de minimização propostas dependeram do grau de observação do solo, no decorrer das prospecções de campo, e do grau de impacte patrimonial da obra. Assim, pareceu importante destacar a necessidade de acompanhamento técnico da desmatação do traçado e do início das obras de escavação, de aterros e de terraplanagem.