Subconcessão do Pinhal Interior, Lote 2, Avelar/Condeixa, Lamas
As ações arqueológicas no sítio de Lamas (freguesia de Lamas, concelho de Miranda do Corvo) foram executadas no quadro da minimização de impactes patrimoniais decorrentes das obras da subconcessão do Pinhal Interior “Lote 2 (Avelar-Condeixa)”.
O sítio de Lamas implanta-se numa área de vertente erosionada pela presença de uma ribeira a Oeste. Neste local haviam sido identificados à superfície, depois das primeiras desmatações e decapagens, artefactos cerâmicos de construção de cronologia romana embalados num sedimento escuro com alguns carvões – o que conduziu a que numa primeira avaliação o sítio fosse interpretado como um forno de época romana.
Foram escavadas e registadas duas estruturas negativas escavadas no substrato estéril de funcionalidade desconhecida. A primeira, pela sua forma oval alongada, poderia sugerir uma estrutura funerária, porém, não foram identificados vestígios a corroborarem esta hipótese.
A segunda estrutura negativa, de plano semi-circular, também não continha materiais arqueológicos, apesar de conter micro carvões alterados por processos diagenéticos. Outro dos aspectos importantes a referir é a inexistência de sedimento queimado nas paredes das estruturas negativas, podendo indicar que o sedimento com carvões teria sido trazido de outro local.
Em suma, estávamos perante duas estruturas negativas de provável cronologia romana ou alto medieval inseridas numa área onde são conhecidos vários vestígios de ocupações destas épocas, como a villa romana da Eira Velha, que dista pouco mais de 1,5 km. Dado que o contextos identificados foram escavados integralmente, propôs-se que os trabalhos de minimização de impacte prosseguissem com acompanhamento arqueológico.