Ponte Europa, Rio Mondego (Coimbra)
A ERA Arqueologia realizou uma sondagem arqueológica, em 2000, na área de construção do projecto da Ponte Europa, na margem esquerda do rio Mondego (Coimbra). Esta acção decorreu numa perspectiva de arqueologia preventiva de minimização do impacte da intervenção promovida pelo ICOR.
A necessidade destes trabalhos proveio de informação que revelou a presença nos cortes duma vala de materiais de construção romanos (tegulae), fragmentos de cerâmica comum de cronologia indeterminada e blocos de calcário. Assim, os objectivos visaram a averiguação dos dados de superfície e da existência de vestígios arqueológicos, a sua caracterização e a avaliação do seu valor científico e patrimonial.
Do conjunto de vestígios recolhidos, aferiu-se que a sua leitura se encontrava limitada pela reduzida área de visibilidade das estruturas registadas com potencial interesse arqueológico. Em segundo lugar, tendo o acompanhamento arqueológico do projecto identificado materiais romanos neste local, a sondagem não permitiu definir a que tipo e cronologia de ocupação/reutilização se reportavam, o que teria todo o interesse científico e patrimonial.
Terceiro, dado o enorme volume de terras movimentadas no decurso do projecto da Ponte Europa, a minimização de impacte sobre eventuais vestígios arqueológicos significativos deveria ser acautelada. Por último, em função do desconhecimento relativamente ao valor patrimonial dos contextos arqueológicos por intervencionar, a ERA concluiu que os trabalhos de escavação realizados nesta sondagem deveriam ser concluídos de forma integral.